sábado, dezembro 11, 2010

VOCÊ JÁ CONHECE A PLANTBOTTLE?



Para quem ainda não sabe, o plástico é um derivado do Petróleo e este um combustível fóssil esgotável e altamente poluente. Visando substituir a matéria prima utilizada hoje na fabricação do PET, a Coca-Cola está desenvolvendo uma tecnologia que substitui em 30% o material necessário para a fabricação da garrafa por um derivado da cana-de-açúcar.
Entenda o Processo de Fabricação da Garrafa de PET

 O projeto já está presente em  vários países com a Dinamarca, Canadá, EUA e desde abril deste ano os mercados do Brasil, mas por enquanto está disponível apenas nas embalagens de Coca-Cola de 500 ml e 600 ml, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Teresina, Natal e Salvador.
A meta é chegar a 100% de matéria renovável, por isso as pesquisas não param, e o maior desafio é que o BIO PET seja também reciclável. A expectativa é que, em 2010, a produção das embalagens PlantBottle™ resulte na redução de uso de mais de 5 mil barris de petróleo – equivalentes à emissão anual de CO2 de quase 1.600 brasileiros.
Mas a cana-de-açúcar não está presente em todo o mundo, o Brasil terá que exportar? Nada disso, a proposta da empresa também está baseada nos princípios do incentivo a produtos locais e estão estudando a utilização de várias fontes em diversas localizações geográficas, poderiam incluir, por exemplo, lascas de madeira, espiga de milha ou talos de trigo. O projeto conta com o apoio de grandes instituições mundiais com a WWF e a Sustainable Agriculture Initiative no desenvolvimento de políticas sócio ambientais de melhoria no campo.
Vamos torcer para que as demais empresas de bebidas utilizem desta tecnologia e que a PlantBottle seja uma realidade nas prateleiras dos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário