terça-feira, dezembro 14, 2010

É Natal, e o Recife Brilha Sustentabilidade


Sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e promoção da inclusão social. Estes são os conceitos inspiradores da iluminação do Ciclo Natalino do Recife em 2010. A proposta é usar material reciclável, como garrafas pet, e reutilizar objetos e insumos adquiridos pela Prefeitura do Recife em ciclos festivos anteriores, a exemplo de reatores, lâmpadas e manilhas.



 Os traços arquitetônicos da cidade serão realçados por meio de uma tecnologia que utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED – que possui uma duração de vida dez vezes maior e um consumo cinco vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica. Dessa maneira, haverá uma redução de 90% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.


 Para mim, o maior e mais belo adereço na decoração de natal da Prefeitura do Recife é a árvore de natal que foi instalada no Rio Capibaribe, em frente ao Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo, a árvore mede 33 metros e foi feita com CD's e DVD's, a iluminação ficou linda tanto de dia como a noite, como na foto abaixo.

Árvore de CD's e DVD's em frente ao Paço

Árvore produzida com CD's e DVD's
A avenida Agamenon Magalhães e a praça do Entroncamento vão receber a ornamentação, também ancorada nos conceitos de sustentabilidade e inclusão social. Os elementos decorativos foram desenvolvidos por trinta alunos indicados pelo Programa Multicultural, que estão produzindo grandes esferas formadas por CDs e DVDs com gravações piratas apreendidos pela Polícia Federal. Garrafas PET também são matéria-prima importante para o projeto, adquiridas por um preço justo de catadores que entregam o produto em bom estado.
Praça do Entroncamento (Bolas gigantes de DVD'S)
AV. Agamenon Magalhães (Enfeites Luminosos de PET)

As oficinas do programa Multicultural, da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, levam um pouco da solidariedade de nosso Natal também para a periferia da cidade. Neste fim de ano, mais de 500 pessoas participam de dezoito capacitações sobre os mais variados temas, promovendo requalificação profissional em diversos bairros. Veja vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário