quinta-feira, dezembro 16, 2010

O SUSTENTÁVEL DO SHOPPING GUARARAPES

 Vista aérea do Shopping Guararapes

Recentemente o Shopping Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife ganhou o Prêmio Newton Rique de Responsabilidade Social 2010, reconhecendo nacionalmente seu programa socioambiental como o melhor entre os shoppings do Brasil.
Para parabenizar o mall Pernambucano, divulgo aqui suas ações para conhecimento e incentivo nas práticas adotadas pelo estabelecimento.
Instituto Peró (Aulas de Balé)
Instituto Peró
A instituição surgiu da vontade dos empreendedores em contribuir para um futuro melhor às crianças e adolescentes da comunidade de baixa renda onde o Shopping fica instalado e tem sua sede anexa ao estacionamento do shopping.
Junto às crianças, adolescentes e suas famílias o projeto se concretiza através de diversas atividades (música, dança, cidadania, incentivo à leitura, reuniões com as famílias, passeios, etc) e tem possibilitado o resgate da auto-estima e da identidade de cada cidadão.

Coleta Seletiva e Tratamento do Esgoto
Foi o primeiro shopping nordestino a implantar o sistema de coleta seletiva, o projeto conta com o apoio da Central de Reciclados e da Aservit (Empresa responsável pela conservação do shopping). Toda a verba adquirida com o repasse dos resíduos é doada às entidades, ONG Beija Flores Solidários, Creche Dominique e Lar de Clara.
O Shopping Guararapes é o único shopping pernambucano a possuir uma estação de tratamento de efluentes. Hoje, 100% do esgoto produzido pelo Shopping é tratado, reduzindo o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente.

Coleta e destino do óleo usado
O óleo de cozinha produzido pelas operações de alimentação do Shopping Guararapes passou a ser recolhido para fins de reaproveitamento, em uma parceria com a indústria ASA. A ação faz parte do Programa "Mundo Limpo, Vida Melhor", desenvolvido pela ASA, que encaminha o óleo de cozinha para reciclagem industrial, sem nenhum ônus para os lojistas.

Energia
Desde janeiro de 2005, o Guararapes produz sua própria energia nos horários de ponta - das 17h30 às 20h30 - por meio de um gerador a diesel, com capacidade de produzir 2 megawatts (MW), reduzindo o consumo e os gastos com energia elétrica. Além do gerador, o Guararapes tem outro diferencial: o aproveitamento da luz natural para iluminação do mall durante o dia, já que 70% da parte coberta é de vidro. Esse diferencial possibilita uma economia de 30% no consumo.

Coletores de Pilhas e Baterias
Em parceria com o Programa Participe & Recicle de São Paulo, 20 coletores de mesa e um principal foram espalhados pelo shopping. Todo o material coletado é transferido para uma unidade de separação e, depois da triagem, encaminhado aos processos de reprocessamento, reciclagem ou reutilização, dependendo do seu estado e das suas características.
 Além de pilhas e baterias, também podem ser encaminhados para reciclagem equipamentos como celulares, radio-comunicadores, acessórios, minicalculadoras, cartões com chip, chips telefônicos, pen drives, pagers e outros itens tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário