quinta-feira, dezembro 09, 2010

Limpeza Sustentável em 20 Dicas


    Divido com vocês vinte dicas super simples, mas que fazem muita diferença, diferença no bolso, no trabalho e ao Meio Ambiente, são dicas de limpeza, organização e ajuda ao próximo.

1. Para retirar a sujeira que adere ao fundo das panelas com mais facilidade, coloque água e quatro colheres de vinagre dentro do utensílio. Leve ao fogo e deixe ferver. Na hora da lavagem, o grude vai embora com mais facilidade e menor quantidade de sabão. 
2. Para recuperar o brilho de vidros, basta mergulhar as peças em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre e deixá-las de molho por cerca de meia hora. 
3. Para limpar a parte interna da geladeira, o uso de produtos industrializados é desaconselhável, pois liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs), o que pode prejudicar a saúde de quem ingere os alimentos guardados ali. Portanto, na hora da limpeza, prefira a mistura de água, bicarbonato de sódio e sabão em pedra. 
4. Para facilitar a limpeza do fogão, coloque um pouco de vinagre sobre a parte suja e deixe o líquido agir por 15 minutos. Só depois lave a superfície com sabão. 
5. Roupas brancas ficam naturalmente amareladas. Para reverter essa sina, antes de lavá-las, coloque as peças de molho em uma bacia com água e pedaços de limão.
6. De tempos em tempos separe para doação as roupas que você não usa mais, além de conseguir mais espaço no seu guarda roupa, você estará fazendo uma boa ação.
7. Retire os sapatos antes de entrar em casa, cerca de 70% da pueira acumulada no lar vem dos calçados, além dos vários resíduos microscópios sua casa estará livre da sujeira.
8. Não há necessidade de usar lenços umedecidos e papel toalha na faxina. O infalível pano de algodão, embebido em água e sabão, tem o mesmo efeito e agride muito menos o meio ambiente.
9. Depois da limpeza, nada como um cheirinho bom no ar. Em um borrifador, coloque álcool e um punhado de cravos-da-índia. Deixe o preparado descansar por alguns dias e, depois, pulverize os cômodos. A mistura ainda afasta os insetos.
10. Antes de eleger qualquer artigo de limpeza, procure por selos de certificação na embalagem. Esse aval garante que a fabricação respeitou as condições socioambientais e que zela tanto pelo bem-estar do meio ambiente quanto das pessoas. 
11. Adquira o hábito de ler a composição dos produtos. Alguns itens químicos são muito mais prejudiciais à saúde e à natureza do que outros. O fosfato, por exemplo, que faz parte do composto STPP, ao ser dissolvido na água, multiplica a proliferação das algas marinhas, que absorvem muito oxigênio do oceano. Resultado: o ecossistema se desestabiliza. 
12. Privilegie as mercadorias com refil. Eles não resolvem totalmente o problema dos resíduos, mas economizam na embalagem. Detalhe que poupa recursos naturais e, de quebra, seus gastos. 
13. Optar por sabão feito de óleo de cozinha usado, em vez de detergente comum, é um alento para o planeta. Esse artigo é encontrado com mais facilidade em ONGs ou, ainda, pode ser fabricado em casa.
14. Reserve um tempinho para repensar a necessidade de cada item de limpeza. Você concluirá que apenas um deles – como, por exemplo, o álcool – pode substituir outros tantos produtos para fins específicos.

15. Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça é fundamental para economizar água e não requer esforço algum, apenas boa vontade. 
Spaghetti Scrub
16. Procure reutilizar a água que sobra na máquina de lavar após a limpeza das roupas. Use-a para enxaguar os pisos e os carros.
17. Quando for descartar o lixo no final da faxina, não deixe de separá-lo para reciclagem. Além disso, saiba que restos de comida viram ótimo adubo para as plantas. Já o óleo de cozinha usado pode ser doado para ONGs . 
18. Usar sacolas plásticas para descartar o lixo pode até ser prático, mas provoca grandes danos ambientais. Que tal gastar um pouco mais e comprar sacos biodegradáveis? Ou ainda aderir aos sacos de jornal? Aprenda aqui a fazer o seu!
19. Já conhece a Spaghetti Scrubs é uma bucha que dispensa o uso de detergente, o produto é importado, mas pode ser adquirido pelo Amazon.com .
20. E que tal fazer seus própios produtos de limpeza? Veja aqui!


Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário