domingo, novembro 14, 2010

Como proceder com lâmpadas e materiais que contenha mercúrio.

O descarte indevido de lâmpadas fluorescentes foi responsável pela hospitalização de 12 pessoas na cidade de Rosana/SP, o problemas está no mercúrio, metal altamente tóxico, que pode causar problemas renais, respiratórios e até danos irreversíveis no sistema nervoso,presente no interior deste material, também encontrado em termômetros, baromêtros e baterias.
CUIDADO:
O contato direto do mercúrio com a pele e os olhos causa coceira e vermelhidão, como se fosse uma irritação alérgica. A ingestão pode provocar úlceras no estômago. E uma exposição mais duradoura interfere no metabolismo celular, resultando no mau funcionamento de rins, fígado, pulmão e cérebro.
Dicas que pode te ajudar e ajudar a saúde de todos:

Ao encontrar algum destes materiais jogado, o que fazer?
Termômetros
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, de acordo com o Disque Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.
Lâmpadas Fluorescentes
A Philips disponibiliza endereço eletrônico e telefone de contato para orientar o usuário a fazer o descarte correto. Ao enviar um e-mail para a Philips, escreva no corpo do texto que tem interesse de fazer o descarte e envie seu endereço completo. Os representantes da empresa retornarão uma mensagem com o endereço dos recicladores mais próximos da sua residência que recebem lâmpadas usadas. Tel.: 0800 979 1925 ou luz.spot@philips.com.
Todas as lojas da rede Leroy Merlin recolhem as lâmpadas fluorescentes usadas, mas está presente apenas nos estados do DF, MG, GO, PR, RJ, RS e SP.

Acidentalmete a lâmpada quebrou, como devo proceder?
Quando uma lâmpada ou termômetro contendo mercúrio é quebrado, a primeira atitude é isolar a área, fechar portas e janelas e usar um equipamento mínimo: máscara cirúrgica descartável e luva reforçada para que não haja o risco de contato. Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água. Após a limpeza, deve-se abrir novamente portas e janelas para ventilar o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário