quinta-feira, maio 20, 2010

O Cirque du Soleil ainda gera polêmica


A vinda do Cirque du Soleil a Pernambuco em Julho de 2009, chegou a gerar uma grande polêmica por conta da necessidade da derrubada de árvores no Memorial Arcoverde, local escolhido pela Empresa de turismo de Pernambuco (Empretur) para comportar a montagem da estrutura. A estimativa inicial era de remover 50 árvores, após uma série de discussões(o cartaz acima foi um dos protestos liderados por ONGs de defesa do Meio Ambiente do estado), o número foi limitado em 19, mas apenas nove chegaram a ser derrubadas de acordo com a Empretur. Para cada árvore derrubada no acordo mantido, era fazer o plantio de três. Sendo que está perto de completar uma ano o que se vê no espaço é concreto e só.Vale lembrar que o cirque desembolsou nada menos que 1,2 milhão e mais 500 mudas de plantas, conforme divulgado pela mídia local.
Como forma de protesto, demonstrando que a não esquecemos, manifestantes fizeram um plantio simbólico ontem no local que foi destinado a montagem do espetáculo.Assista ao vídeo produzido pelo Jc Online abaixo.

Segundo a assessoria de imprensa da Empresa de Turismo de Pernambuco, 32 árvores foram plantadas nos arredores, como forma de compensar as 9 derrubadas e quanto ao pátio asfaltado, a empresa afirma que um projeto de revitalização do local, que contará com pista de cooper, campo soçaite e praça de alimentação, está sendo avaliado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A importância do Memorial Arcoverde:
O projeto paisagístico do Parque Memorial Arcoverde é de Roberto Burle Marx;
O espaço antecede a colina histórica de Olinda;
O espaço está inserido em uma área de tombamento geral de 10,8 quilômetros quadrados.

Um comentário:

  1. Mais uma vez o poder público se mostra negligente e discursa a favor do crescimento econômico do Estado sem levar em consideração as questões ambientais. Até quando seremo espectadores passivos do descaso?? parab´ns pela matéria e pelo blog!!

    ResponderExcluir