sexta-feira, abril 30, 2010

E a Flatulência das Vacas...


Até as inocentes das vacas estão sendo responsabilizadas pelo aquecimento global, tudo isso por conta dos gases causadores do efeito estufa emitidos pelo bovinos.Mas o perito em qualidade do ar Dr. Frank Mitloehner, da Universidade da Califórnia-Davis, disse que culpar vacas é cientificamente errado e impede que a sociedade foque em soluções efetivas para combater o problema.

Para ele, cortar o consumo de leite e carne irá gerar mais fome em países pobres – e não a diminuição do aquecimento, além de reduzir os consumos de carvão e petróleo para gerar eletricidade, já que os meios de transporte causam cerca de 26% de todas as emissões de efeito estufa enquanto a criação de gado gera cerca de 3%(Dados referentes aos EUA).

Dr. Mitloehner, aponta ainda o erro que gerou toda essa confusão em torno das vaquinhas, foi no relatório das Nações Unidas de 2006 chamado “Livestock’s Long Shadow”,para ele a metodologia utilizada foi errónea,os dados bovinos incluíam sua alimentação, emissões digestivas e o processamento da carne em comida , já nos transportes só contava dados da emissão dos gases e não de todo ciclo como geração e transporte do petróleo.

A conclusão foi apresentada o 239º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química em Março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário