terça-feira, dezembro 15, 2009

Eco-Tijolos a partir do lodo gerado nas estações de tratamento de água.




Considerado um passivo ambiental, o lodo gerado nas ETAs (Estações de tratamento de água) necessita de uma destinação adequada e ambientalmente segura.
Dentre as principais destinações utilizadas hoje, estão: o armazenamento em grandes tanques,(este método requer grandes áreas)dispostos em aterros sanitários(processo considerado economicamente inviável) e lançamento direto em cursos d’água, estima-se que cerca de 2.000 toneladas de resíduos sem nenhum tratamento são lançados em corpos receptores*. Preocupadas, empresas de saneamento investem em estudos na busca de uma melhor solução.
Um estudo realizado pela COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento) em parceria com o ITEP (Instituto Tecnológico de Pernambuco) visa à viabilidade da utilização deste lodo na indústria cerâmica, misturado à argila (matéria-prima do tijolo), buscando uma relação sem que comprometessem a qualidade do produto, testes foram realizados com a massa cerâmica pura e a massa adicionada do lodo da ETA, o resultado atendeu as normas exigidas pela ABNT, o produto foi considerado não inerte, e recebeu parecer favorável da agência do estado de Pernambuco de meio ambiente e recursos hídricos (CPRH) por considerar o processo tecnicamente viável e ambientalmente seguro.
Na primeira etapa do estudo os tijolos foram fabricados em laboratório do ITEP, apresentado formato pequeno, nas dimensões de 5,8cm x 3,6cm x 2,4cm, por solicitação da CPRH a segunda etapa será direcionada para fabricação em nível industrial.Visando adequar o estudo ao mercado consumidor, a construção civil.



O setor industrial da cerâmica vermelha apresenta um enorme potencial que contribui na solução desse problema, a utilização do lodo de ETA é uma alternativa promissora para as companhias de saneamento (destinação adequada, ambientalmente segura e viável), para as indústrias do setor cerâmico (mais econômico) e para o meio ambiente (diminuição de poluentes lançados em rios, diminuição da extração de vegetação e de argila).
Com a incorporação do lodo da ETA na matéria prima do tijolo, o projeto/pesquisa pretende o desenvolvimento de alternativas de destino final deste resíduo, que atendam as exigências ambientais, buscando um modelo de desenvolvimento sustentável.
Outras pesquisas com sua reutilização na construção civil são desenvolvidas em empresas de saneamento e universidades como em Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná, etc.
O projeto foi apresentado no 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Recife em Setembro/2009.
* CORDEIRO, J. S. – Importância do Tratamento e Disposição dos Lodos de ETAs. Cap. 01. Noções Gerais de Tratamento e Disposição Final de Lodos de Estação de Tratamento de Água. PROSAB 1999.
Com informações da Gerência de Inovações Tecnológicas/COMPESA/Recife-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário